sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Pela primeira vez o roteirista Newton Cannito ministra curso no Recife-PE
Nesta segunda-feira (12) começam as inscrições para Teledramaturgia em Curso, projeto incentivado pelo Funcultura/PE.  O curso será ministrado de 3 a 14 de dezembro e em janeiro de 2013. A parte teórica aborda os processos de criação e desenvolvimento de obras televisivas de ficção. Através da análise de conceitos, formatos e programas que obtiveram sucesso na televisão, o curso tem como objetivo instigar o aluno a pensar programas de todos os gêneros que possam despertar o interesse do espectador, conquistar a audiência e se propagar socialmente. Em janeiro próximo, os participantes poderão colocar em prática o que discutiram através da realização de dois pilotos de série televisiva.

Newton Cannito, roteirista da TV Globo e ex-secretário do audiovisual/MinC  ministra o primeiro módulo do curso que também conta com a cineasta Maria Pessoa.

Teledramaturgia em Curso

INSCRIÇÕES: de 12 a 25 de novembro de 2012
Resultado da seleção: até 29 de novembro de 2012, enviada aos selecionados por e-mail e com a lista de participantes publicada em  http://em-curso.blogspot.com.br/.

A inscrição é gratuita e deve acontecer on-line através do envio de currículo (até 3 laudas) e carta de intenção (1 lauda) para o e-mail inscrever.em.curso@gmail.com
A seleção será realizada através da análise do currículo e carta de intenções que poderá conter sinopse de ficção e objetivo do aluno em participar do curso. Será fornecido certificado.

NUMERO DE VAGAS: 20 alunos (Roteiristas, escritores, estudantes de cinema e comunicação).
LOCAL: Representação Regional Nordeste I RRNE
Rua do Bom Jesus, 327 I Bairro do Recife
CEP: 50030-170 I Recife - PE
Sala de Vídeo Conferência  - 2o andar
Informações: 81-9966. 3837 | 91337289 | E-mail: inscrever.em.curso@gmail.com  | e
http://em-curso.blogspot.com.br/

CARGA HORÁRIA - 100 horas/aula.
1a parte/aulas - 3 a 7 de dezembro de 2012 das 14 às 20h (30 horas)
2a parte/aulas - 10 a 14 de dezembro de 2012 das 19 às 22h (15 horas)
3a parte/gravação – 2013, Janeiro |das 7 às 17h (20 horas).
4a parte/edição – 2013, Janeiro| das 8 às 18h (35 horas).

O CURSO  | PROGRAMA

1a parte  | Newton Cannito

Criação de Seriados Televisivos
Este módulo aborda os processos de criação, concepção e roteirização de obras televisivas, através da análise de programas e de conceitos que fizeram sucesso na televisão, com o objetivo instigar o aluno a pensar programas e formatos televisivos de todos os gêneros que poderão despertar o interesse do espectador, conquistar a audiência e se propagar socialmente.

A partir do estudo de obras consagradas da televisão, serão analisados os conceitos que guiam os programas e séries. Ao invés de analisar as obras de forma hermética, o curso mostra como as obras de sucesso dialogam com a sociedade e com a história da Teledramaturgia, mostrando como a série vai desde o tema até a forma narrativa para dialogar com o público alvo. Serão analisadas séries de sucesso como: Seinfeld, The Shield, Sopranos, The Big Bang Theory, Lost, 24 horas, House, 9mm: São Paulo, Cidade dos Homens  entre outras.

Programa | Parte 1
1 - Especificidades da ficção e seus gêneros para televisão. O início do roteiro: a ideia, conceito, a criação da bíblia, formas e regras. A recriação a partir de gêneros, o diálogo com os grandes temas da sociedade.
2 – Sitcom: do clássico ao contemporâneo. A comédia e a farsa (definição, recursos) aplicadas na comédia de situação. A estrutura de Seinfeld, a recriação do gênero em Louie.
3 – As séries dramáticas e seus recursos. A criação com os subgêneros como sci fi, terror. O universo transmidiático. A série “Cidade dos Homens”.
4 – Animação adulta para TV. A exploração da farsa como crítica, a sátira, os recursos do gênero, os temas políticos e polêmicos. Os Simpsons, South Park.
5 – A inovação das séries policiais, a pesquisa, o diálogo com as manchetes. A série 9mm: São Paulo.
6 – Pitching dos alunos e análise dos conceitos desenvolvidos pelos alunos.

2a parte  - Produção e gravação dos pilotos | Maria Pessôa
1- Introdução teórica ao processo de produção e filmagem.
2 - O roteiro e a produção;
3 - A decupagem do roteiro;
4- A equipe técnica e artística;
5 - Convenções no set de gravações/filmagens;
6 - Plano de gravações/filmagens e Ordem do dia;

3ª / 4ª Partes - Realização
A partir dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos e apresentados em pitching na primeira parte do curso, serão escolhidos em aula, dois projetos para serem desenvolvidos como pilotos de uma série. Esta etapa inclui gravação e edição dos trabalhos e acontecerá em janeiro de 2013.

OS PROFESSORES

Newton Cannito
É criador e roteirista chefe do seriado "9mm: São Paulo" (Fox), vencedor do APCA de melhor programa de Teledramaturgia da TV Brasileira. Foi roteirista também de "Cidade dos Homens" (Globo/o2 Filmes) e da telenovela "Poder Paralelo" (de Lauro Cesar Muniz). Atualmente é roteirista da Rede Globo e sócio proprietário da FICs, agencia especializada na criação de formatos televisivos e de processos criativos.

Foi Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura. É doutor em cinema e televisão pela USP e autor de 4 livros, entre eles "A televisão na Era Digital" e "Manual de Roteiro".

Em cinema escreveu, entre outros o longa-metragem como "Broder" (Jeferson De) e "Quanto Vale ou é por Quilo?" (Sergio Bianchi). Foi supervisor artístico do Edital FICTV que produziu 3 seriados para a TV Brasil: "Natalia", “Brilhante FC” e "Vida de Estagiário".

Dirigiu documentários como "Jesus no Mundo Maravilha" (vencedor do Doctv Ibero América), filme que o crítico Jean Claude Bernardet considera "uma referência inevitável ao documentário brasileiro contemporâneo".

Professora: Maria Pessôa é produtora, diretora e diretora de fotografia. Ministra oficinas de realização cinematográfica em Pernambuco desde 1998. É sócia proprietária da Blue Filmes produtora de conteúdo audiovisual.
Foi Coordenadora Técnica da Massangana Multimídia Produções (2005/2008) da Fundação Joaquim Nabuco, participou da implantação do CANNE - Centro Técnico Audiovisual do Norte e Nordeste. Foi professora do Curso de Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau.
Participou da equipe técnica de vários curtas e médias metragens rodados em Londres e em Pernambuco. Foi responsável pela supervisão de pós-produção em Nova York do premiado curta pernambucano Simião Martiniano - o camelô do cinemade Clara Angélica e Hilton Lacerda, e O mundo é uma cabeça" de Bidu Queiroz e Cláudio Barroso.

Assina a direção de fotografia dos curtas metragens Resgate Cultural - o filme(16mm), Tejucupapo - um filme sobre mulheres guerreiras(S16mm/35mm), direção de fotografia e produção do curta musical É mais fácil um boi voar” (35mm), fotografia do curta de ficção, “Por uma tecla” (HD), e do documentário Acácio Gil Borsoi - Arquitetura como manifesto” (DVCam). Assina a direção dos curtas A carteira” (DVCam), premiado no 2o Festival de Vídeo do Recife (2002), Betahcg” (DVCam), e Três contos de réis(35mm), onde assina também a produção, direção. Assina a direção de fotografia da minissérie de ficção “Os Sonhadores” (DVCam), de Francisco Amorim, da série de 5 documentários, “Poetas e Prosadores Pernambucanos” (HD) com Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Luzilá Gonçalves, Marcus Accioly, Liedo Maranhão e Lourdes Sarmento, de Valdir Oliveira e direção de fotografia do longa metragem “A descoberta do Mundo” sobre a escritora Clarice Lispector, de Taciana Oliveira.

Premiada no DOC TV IV com o projeto “Diários do Coque” - exibido em abril de 2010 em Rede Nacional pela TV Cultura.

OFICINAS MINISTRADAS 2010/2011 - Curta em Curso - Oficina de realização cinematográfica, prática em 16mm em Recife, Petrolina e Fernando de Noronha. Incentivo do Funcultura 2009 - Curta em Curso - Recife e Petrolina/PE - Oficina de realização cinematográfica, prática em 16mm. Aprovado no 2o Edital de Fomento a Produção Audiovisual de Pernambuco - FUNCULTURA / Fundarpe. 2007 - “Vídeoclipando” - Oficina de vídeo realizada no 17o Festival de Inverno de Garanhuns - PE numa promoção do governo do Estado de Pernambuco. 2006 - “II Curta em Curso” Os curtas resultados desta oficina percorreram festivais no Brasil e no exterior. “Doce Salgado” 7 min, foi exibido em 13 mostras e festivais, sendo 7 no Brasil, sendo 5 no exterior e "Cordel da Serenata Muda” no Festival do Livre Olhar. 2004 / 2005 - “Curta em Curso” Oficina de realização cinematográfica, Incentivo do Fundo de Cultura do Estado de Pernambuco. O curta “Na Rua” exibido na mostra competitiva do Festival do Livre Olhar, 2005 foi o 1º Lugar na categoria curtas realizados em cursos e escolas de cinema. 2004 - Faz de conta que é uma panela de fazer sonhos - Curso Básico de Iniciação ao Vídeo - XIV FIG Festival de Inverno de Garanhuns / PE - Oficinas Culturais. Promoção : FUNDARPE 2003 - III Câmera em Curso - Prática com câmera 16mm Arriflex BL Apoio: FUNDARPE - Fundação de Cultura do Estado e Governo do Estado e Labocine. 2003 - II Câmera em Curso - Prática com câmera 16mm Arriflex BL Apoio: FUNDARPE - Fundação de Cultura do Estado e Governo do Estado e Labocine. 1998 - I Câmera em Curso - Prática com câmera 16mm Arriflex BL Apoio: FCCR - Fundação de Cultura da Cidade do Recife.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário